Sobre o Fórum

O Fórum Mundial da Água (FMA) é um evento da iniciativa do Conselho Mundial da Água, e realiza-se de três em três anos desde 1997. É o maior evento internacional sobre a Gestão da Água e assume-se como um fórum de participação e diálogo entre os múltiplos intervenientes no sector da Água no mundo, que procura influenciar o processo de tomada de decisão ao nível das políticas globais para o sector, no sentido de um desenvolvimento sustentável do planeta.

Os quatro anteriores eventos realizaram-se em Marrocos (Marraquexe, 1997), na Holanda (Haia, 2000), logo_mexicoJapão (Quioto, 2003) e no México (Cidade do México, 2006). Este último evento acolheu participantes e delegados de cerca de 140 países, envolvendo um total de quase 20 000 pessoas.

 

O 5º Fórum Mundial da Água, cujo tema principal é “Bridging Divides for Water” (Unindo as Divisões da Água), será um ponto de referência obrigatório no debate sobre a Gestão da Água no Mundo, através delogo_forumum processo participativo e focalizado na acção, envolvendo a comunidade técnica e científica, o mundo empresarial, as autoridades nacionais , regionais e locais, as organizações não governamentais e todos os interessados nas temáticas da Água.
Esta quinta edição irá desenvolver-se em torno dos seguintes temas principais:

 

  • Mudanças globais e gestão do risco
  • Avançando no desenvolvimento humano e os ODM
  • Gerindo e protegendo os recursos hídricos e seus sistemas para fazer face às necessidades humanas e ambientais.
  • Governância e gestão
  • Finanças
  • Educação, conhecimento e desenvolvimento de capacidades

 

O processo regional do Fórum envolve a edição de 5 documentos regionais, um por cada região do Globo. A coordenação da elaboração do documento relativo à EUROPA é da responsabilidade da European Water Partnership. O processo político do Fórum culminará com a assinatura da Declaração Ministerial. A versão preliminar dessa declaração está disponível no site oficial do 5º Fórum (http://www.worldwaterforum5.org).


%d bloggers like this: