Publicado por: fma2009 | Dezembro 27, 2008

“Rainwater harvesting”

Por todo o Mundo, diferentes culturas, diferentes realidades demográficas encontram as suas soluções para combater a escassez do bem natural mais precioso. Em alguns países, como a Índia, os sistemas de abastecimento dificilmente serão eficazes para as necessidades da população e a reutilização de águas pluviais pode ser fortemente incentivada como demonstra este vídeo. Vale a pena ver o site associado a esta iniciativa como um exemplo de operacionalização dos diversos aspectos da reutilização de águas pluviais.


Responses

  1. O aproveitamento de água pluvial é um tema que também a nós portugueses diz respeito. Olhar a história e ver a tecnologia presente em vários edifícios em Portugal através das cisternas, das camaras de decantação ou das ampulhetas de cascalho demonstram que as preocupações com a água já existiam.
    Se na India a sobrevivência é uma questão fulcral, em Portugal é poupara água potável para consumo humano. Descargas sanitárias, lavagens, rega, redes AVAC alimentadas com água tratada, potável ?
    É a cultura da ambundância e da disponibilidade hidrica.
    Falar de sustentabilidade é organizar a gestão e o tratamento deste recurso na dita civilização ocidental onde estamos inseridos.
    Para que deixemos os relatórios de o que fazer e que a prática e as soluções sejam uma realidade.
    Não existirá plano de drenagem que resiste se a descentralização urbana não começe imediatamente. O maior exemplo é a Alemanha com a gestão de água pluvial, onde os edificíos controlam a água, gerem a água ou lançam gradualmente.
    Muito existe para fazer, num país que no futuro terá certamente escassez de água.
    COnceptualmente não reutilizamos a água pluvial. Utilizamos isso sim porque a água não desempenhou nenhuma função. Apenas se precipitou no natural ciclo hidrológico sobre a forma líquida. Harvesting é a palavra que melhor o define. Fica a nota apenas por esclarecimento.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: